Como Criar Um E-mail Marketing


Como Criar Um E-mail Marketing

Da mesma forma que seu projeto (seu blog ou site), sua lista de e-mails é uma das coisas mais importantes que você terá para ter sucesso.

Porém, caso você já crie e-mails há algum tempo, então sabe muito bem como é muito complicado fazer alguém abrir e ler o seu e-mail.

Então, caso você queira realmente que seus clientes abram seus e-mails, então se ligue nas dicas preciosas que vou te mostrar neste artigo.

Como Criar Um E-mail Marketing!

Vamos lá?!

Email marketink

Use um Auto Responder Efetivo

Auto Responder é a ferramenta que você vai utilizar para enviar e-mails para sua lista.

 

Porque?

 

Simples.. Não dá para enviar e-mails utilizando seu serviço de e-mail (gmail, hotmail, yahoo, etc) de modo profissional.

Um auto responder é a maneira mais profissional que existe para você enviar e-mails e monitorar sua lista, conferindo a taxa de abertura e de rejeição, assim podendo fazer testes para melhorar cada vez mais seus e-mails e sua taxa de abertura.

Segue uma lista com os melhores auto responders do mercado:

 

  • Aweber
  • Mailchimp
  • Getresponse
  • TrafficWave
  • Mailrelay

 

Escolha o que melhor combinar com seus objetivos e com seu orçamento.

Dica: Jamais escolha um auto responder gratuito, o barato pode sair caro para você!

 

Fale de um Para um

Use sempre seu nome ao invés de utilizar o nome de sua marca e/ou empresa.

Isso traz um ar mais informal e o fato do seu cliente saber que há outra pessoa do outro lado fará ele ser mais receptivo ao receber suas mensagens.

Convenhamos, não há nada mais chato do que receber e-mails de empresas, sejam quais forem, pois sempre associamos estes e-mails a propagandas.

Usar seu nome cria uma ‘intimidade’ maior com seu cliente, fazendo você conseguir ficar mais próximo dele.

 

Escreva Títulos Interessantes

Crie títulos que façam seu cliente passar por diversas emoções, tais como curiosidade, entusiasmo, felicidade, etc.

Jamais escreva um título clichê, sempre elabore um bom título, algo que desperte o interesse de seu cliente, algo que ele realmente precise saber, faça ele pensar: ‘Eu preciso saber o que tem nesse e-mail!

O exemplo acima foi o da curiosidade, uma das várias coisas que você pode explorar em um bom título.

Cá entre nós, de nada adianta o conteúdo do seu artigo for a solução da vida do seu cliente se o título for simples e vazio.

Veja bem… Quando você vê uma casa feia, você logo acha que o que tem por dentro deve ser pior ainda, ou não? É aí que está a explicação, pois se o seu cliente ver um título ruim, na mesma hora achará que o artigo será ainda pior, então capriche tanto no título quanto no artigo, sempre!

Um bom título basicamente é composto pelo seguinte:

 

  • Curto e direto;
  • Desperta alguma(s) emoção(ões) no leitor;
  • Aborda algo que o leitor tem interesse;
  • É específico;
  • Chama o leitor para clicar no artigo, ou seja, é algo com ‘urgência’;
  • Não é clichê (algo que a maioria usa).

 

Crie sua Lista, Nunca Compre

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Não vou nem me alongar muito nesse assunto, pois o título por si só já diz tudo, aliás, esse é um bom título, me referindo ao texto acima. =D

 

Veja alguns pontos sobre isso:

 

  • É crime;
  • É desonesto;
  • Não funciona, pois não são seus clientes;
  • Suja sua reputação;
  • Põe você na lista negra (seus e-mails caindo na caixa de spam);
  • Você gastará seu dinheiro atoa;
  • Precisa de mais?

 

Cuidado com o Número de E-mails

Você gosta de receber muitos e-mails (seja lá de quem for)?

Aposto que até mesmo se sua namorada(o) te enviasse 30 e-mails por dia, você iria ficar bem chateado, ou não?! rsrs

Pois é, com seus clientes não é diferente!

Faça o envio de seus e-mails de maneira correta e fracionada.

 

 

  • Envie somente e-mails realmente uteis;
  • Nunca envie por dois dias seguidos;
  • Não envie e-mails em finais de semana.

 

Envie sempre de segunda a sexta, pois em finais de semana, a grande maioria das pessoas sai para se divertir, deixando para lerem seus e-mails em dias de semana.

 

Seja Curto e Grosso

Não importa o tipo de conteúdo que seu e-mail vai ter, se será uma apresentação em PowerPoint em anexo, se será para um vídeo, uma imagem ou um texto. Sempre seja o mais breve possível!

Ser breve não significa escrever algo muito pequeno, significa escrever algo resumido e de extremo valor, sem rodeios, sem lorotas ou enrolação, tudo direto ao ponto.

 

Dê Algo em Troca

Jamais fique a todo tempo enviando e-mails a seus clientes oferecendo seus produtos para eles comprarem!

Já somos bombardeados quase 24h por dia com propagandas na tv, rádio, internet, jornais, chega!

Não é errado enviar alguma propaganda, pelo contrário, é através da propaganda que ganhamos nosso dinheiro, mas.. Faça diferente!

 

Como assim?

 

Sempre que puder, presenteie seu cliente com algum ‘brinde’, seja uma informação útil, um agradecimento, enfim, seja amigo de seu cliente, dê algo para ele, então ele será tão agradecido que não conseguirá recusar seus e-mails pela gratidão que tem a você pelo conteúdo que está oferecendo gratuitamente a ele!

Presente

 

Procure não usar Imagens

E-mails com imagens não são muito interessantes.. Porque?

Os servidores de e-mails encaram e-mails com imagens como spam, algo nada interessante para seu projeto.

Dê preferência a links em seus e-mails ao invés de imagens, algo muito mais simples e produtivo!

 

Sempre Tenha uma ‘Chamada Para a Ação’

A chamada para atenção é o convite que você faz ao seu leitor para ir para o seu artigo ou propaganda.

Uma boa dica é você usar a chamada para ação durante o e-mail e não apenas no final, use no início, meio e fim!

 

Dicas de chamada para a ação:

 

  • Clique aqui;
  • Veja agora;
  • Você não pode ficar sem saber disso;
  • Veja isso;
  • Inacreditável

 

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